Em Anatomia, angiologia é o estudo dos vasos sanguíneos e linfáticos, abrangendo ainda o estudo do coração, do baço e de outros órgãos linfáticos.
O coração é o órgão central da circulação e localiza-se na cavidade torácica, no mediastino médio. Apresenta um ligeiro desvio para a esquerda do plano sagital mediano, onde cerca de 3/5 do órgão se encontra, ficando entre a 3ª e a 6ª costela. Seu posicionamento varia entre as espécies, sendo vertical nos equinos e ruminantes, e horizontal nos carnívoros e suínos.
Encontra-se envolto por um saco seroso conhecido como pericárdio, que é constituído por duas lâminas: visceral e parietal. A lâmina visceral encontra-se aderida à parede do coração, e a lâmina parietal adquire um espesso revestimento fibroso externo que se funde com a adventícia dos grandes vasos dorsalmente e continua por um ligamento no ápice ventral do saco. Este usualmente se une ao esterno, formando o ligamento esternopericárdico (observado nos grandes ruminantes, equinos e suínos) ou ao diafragma, formando o ligamento frenicopericárdico (observado nos carnívoros e pequenos ruminantes).
Fonte: DYCE, K. M. et al. Tratado de Anatomia Veterinária. 2007. |
ANATOMIA EXTERNA
A anatomia externa do coração consiste em duas faces, face esquerda ou auricular e face direita ou atrial. A esquerda é chamada assim por ser possível ver as aurículas dos átrios direito e esquerdo. Mais fácil de entender na figura:Fonte: DYCE, K. M. et al. Tratado de Anatomia Veterinária. 2007. |
Na face direita é possível ver as duas veias cavas, caudal e cranial, e o sulco interventricular direito (subsinuoso), onde passam artéria interventricular subsinuosa e veia cardíaca média. Na face esquerda está o sulco interventricular esquerdo (paraconal), onde passam artéria interventricular paraconal e veia cardíaca magna. Ainda externamente existe o sulco coronário, onde passam as artérias coronárias. O sulco coronário marca a separação (externamente) entre átrios e ventrículos. As veias cardíacas magna e média desembocam no óstio do seio coronário.
ANATOMIA INTERNA
Passando pra anatomia interna, tem que se saber que o coração possui quatro câmaras: átrio esquerdo, átrio direito, ventrículo esquerdo e ventrículo direito. Entre os átrios e ventrículos existem valvas, a valva atrioventricular direita é tricúspide, porque é formada por 3 válvulas, a valva esquerda é bicúspide (e também chamada de mitral), composta apenas por 2 válvulas. A função de ambas as valvas é impedir o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio. Controlando o movimento dessas valvas existem as cordas tendíneas, que se prendem nos músculos papilares. Existem também as valvas semilunares, a aórtica, que impede o refluxo de sangue da Aorta para o ventrículo esquerdo, e a pulmonar, que impede o refluxo de sangue do tronco pulmonar para o ventrículo direito.Considerando o volume de sangue e a velocidade com que ele chega ao coração, existem os músculos pectíneos nas aurículas e nos ventrículos, com função de diminuir o turbilhonamento do sangue. Com função “parecida” com a dos músculos pectíneos, existe o tubérculo intervenoso, localizado entre o “encontro” das veias cavas, impedindo que o sangue da veia cava cranial entre na veia cava caudal e vice versa, e direcionando esse sangue para o átrio.
Fonte: Google |
Separando os dois ventrículos existe o septo interventricular. E ainda, nos ventrículos, existe a trabécula septo-marginal, mais desenvolvida do ventrículo direito, ela tem função de ser um atalho para o impulso cardíaco. Falando em impulso cardíaco, o sistema de condução do ritmo cardíaco é bem simples, veja: O impulso sai do nó sinoatrial (localizado na crista terminal) e passa para a parede do átrio direito, passa pelo nó sinoatrial e vai para o outro átrio. Ao sair do nó sinoatrial também desce pelo septo interventricular, indo para os dois ventrículos. O ventrículo direito se contrai primeiro que o esquerdo, devido a presença da trabécula septo marginal bem desenvolvida.
Fonte: DYCE, K. M. et al. Tratado de Anatomia Veterinária. 2007. |
CIRCULAÇÃO DO SANGUE
O sangue chega ao átrio direito através das veias cavas (cranial e caudal), passa para o ventrículo direito por meio da valva tricúspide e sai do mesmo através da artéria pulmonar para os pulmões. Após a hematose (troca gasosa) sai dos pulmões pelas das veias pulmonares até o átrio esquerdo, passa para o ventrículo esquerdo pela valva bicúspide ou mitral e sai do mesmo pela Aorta para todo o corpo.
PEQUENA CIRCULAÇÃO OU CIRCULAÇÃO PULMONAR
CORAÇÃO PULMÕES CORAÇÃO
VD ---- ARTÉRIAS PULMONARES ---- PULMÕES ---- VEIAS PULMONARES ---- AE
GRANDE CIRCULAÇÃO OU CIRCULAÇÃO SISTÊMICA
CORAÇÃO CORPO CORAÇÃO
VE ---- AORTA ---- CORPO ---- VEIAS CAVAS ---- AD
AD=átrio direito VD=ventrículo direito AE=átrio esquerdo VE=ventrículo esquerdo
Fonte: http://vetarquivos.blogspot.com.br/search/label/Anatomia |
CIRCULAÇÃO NO FETO
Durante a vida fetal, a placenta reúne as funções que mais tarde são desempenhadas pelos pulmões, pelo trato digestivo e pelos rins. O sangue, portanto, é reabastecido com oxigênio, suprido com nutrientes e tem os resíduos removidos em sua circulação através da placenta.A veia umbilical intra-abdominal, única, segue adiante para penetrar o fígado e vascularizá-lo. Após sua passagem pelo fígado e antes de prosseguir seu trajeto ao coração, a veia umbilical une-se à veia cava caudal ocorrendo mistura de sangue. Ao atingir o átrio direito, o sangue proveniente da veia cava caudal passa quase totalmente para o átrio esquerdo, através do forame oval, e o proveniente da veia cava cranial e pequena parte do sangue da veia cava caudal passam ao ventrículo direito. Do átrio esquerdo, o sangue atinge o ventrículo esquerdo e, por meio da aorta, é distribuído para todo o organismo. Porém, antes dessa distribuição, a aorta recebe sangue do tronco pulmonar, por meio de uma comunicação entre estes dois vasos, denominada ducto arterioso. Próximo da pelve, o sangue da aorta conflui para as artérias umbilicais, que o retornam à placenta para nova oxigenação.
Algumas estruturas funcionais da circulação fetal tornam-se vestigiais no adulto:
A figura 1 ilustra esquematicamente a circulação fetal. E a figura 2 indica um feto de bezerro com algumas estruturas fetais.
Figura 1. Fonte: http://vetarquivos.blogspot.com.br/search/label/Anatomia |
Figura 2 A-Cordão umbilical(formado pela veia umbilical, as 2 artérias umbilicais e o úraco), B-úraco, C-artéria umbilical.
Postem mais coisas! Obrigada
ResponderExcluirExcelente!! <3
ResponderExcluirExcelente!! <3
ResponderExcluirÓtimo <3
ResponderExcluirMe ajudou muito obrigada
ResponderExcluirObrigada muito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom mesmo! bem explicado :)
ResponderExcluirQue descriçao suscinta. Parabens
ResponderExcluirótima explicação. Parabéns!
ResponderExcluirMaravilha de explicação!
ResponderExcluirCitizen Eco Drive Titanium Watch - ITaniumART
ResponderExcluirThe Protium Gold watch allows trex titanium headphones you to quickly start your day. remmington titanium It is the most accurate replica titanium bikes of remmington titanium the original 3DO 360 from the used ford fusion titanium Apollo $39.99 · Out of stock